sábado, 3 de outubro de 2009

MakinG Of - Caricatura do Joker Heath Ledger!

Caricatura dele. Do Coringa, o Palhaço, o Joker. Heath Ledger!

A um tempão imaginava em um post como esse - um making of sobre algum trabalho (pintura ou animação), detalhando o processo e comentando algumas curiosidades. Sei lá, eu sempre curti saber dessas coisas, então achei bacana a idéia; até mesmo pra quem se interessa em aprender pintura digital.

O assunto pode parecer um tanto técnico, mas é certo que eu vou ser o mais simples possível. Isso aqui não é um tutorial e não acredito numa única fórmula pra desenho ou pintura. Além do mais, acho que o melhor jeito de aprender certas coisas, ainda é fazendo! Então...se você quiser melhorar ou aprender pintura (ou seja lá o que for..), o lance é praticar!

Como disse nesse POST, do Coringa, a idéia de fazer uma pintura mais detalhada, saiu como..um teste de paciência, pois sempre adorei desenhar e criar minhas histórias e personagens....mas tinha uma preguiça lascada de pintar. Então, pensei em enfrentar essa e fazer o Joker -Heath Ledger, com a pintura mais realista que o de costume.

A primeira coisa que fiz, antes mesmo de rascunhar, foi buscar uma boa referência. Vi várias e fiquei com essa aqui!

Faça igual ao Coringa: quando encher a cara de pinga, vá de carona!

Uma coisa engraçada, foi que, eu já tava decidido a fazer a carica do Heath Ledger....até ver isso aqui. Por um quase eu não mudo de modelo...

"Uuuuhu hu....Vou comer a tiaa do BATEMAA!" :D

Certo! Depois da referência, escolhi o programa pra pintar. Na ocasião, fiquei com o Painter, que já tem uns brushes (pincéis) bem legais e prontinhos pra usar.

Sempre rola aquelas conversas tipo: Painter ou Photoshop, qual o melhor? Pra simplificar, eu costumo pensar que..o Painter é super prático. Como disse, ele já vem com uns brushes bacanas, já prontos, o que é legal e facilita bastante. No Photoshop, não rola muito essa moleza não. O programa vem com uns brushes básicos e outros meia boca...MAS......é possível, com o editor de brushes (que tem em todos os programas desse tipo), criar uma INFINIDADE de brushes, com texturas, formas e tudo o que tem direito. Não é tão simples de fazer essas coisas, então, o negócio é ficar experimetando as opções do editor e vê o que rola.

Outra coisa que pode importar ou não, dependendo de cada um, é que o Photoshop tem mais filtros e efeitos que o Painter. Isso nem quer dizer tanta coisa, pois é até possível trabalhar com os dois programas num mesmo projeto. Experimentem usar ambos, que cês não vão se arrepender. Afinal, mais importante que o programa usado, são as idéias, não é?

Bom, no Painter, eu coloquei a minha referência do lado, e fiz o meu rascunho. Ficou assim:

Sem piadinhas dessa vez...

Com o meu rascunho feito, o coloquei no modo multiply, que só deixa os tons escuros aparecendo....criei uma camada em baixo e comecei a delimitar a minha pintura. Isso não é obrigatório, viu? Mas quem quiser...fica a dica!
Espaço publicitário...

Com a camada de cima (o rascunho) no modo multiply, o branco some, ficando só os contornos. Tá vendo? Só fiz pintar em baixo.

É comum dividirmos as camadas de pintura por personagens; por objetos; por luz e sombra, etc. Mas nessa pintura aí...resolvi pintar tudo junto, numa lambança só! Foi ruim? Sei lá..funcionou...

Depois, só abandonei os riscos e comecei a detalhar a pintura. Sempre olhando pra Referência.

Tchanããã!

É isso! Espero que cês tenham curtido o post. Foi feito com a melhor das intenções.

Um GRANDE ABRAÇO a todos e...vamo que vamo!

11 comentários:

Filipe Zé disse...

Grande Isaac. A quanto tempo. Ando meio sumido mas estou voltando aos poucos com algumas novidades. Mas comentando sobre seu post, cara, adorei esse teu making of. Esse seu coringa ficou demais, tem um detalhamento de dar inveja a muito pintor ultra-realista por ai. Admito que não tenho muita paciência pra pintura, seja digital ou manual. Tou precisando mudar esse pensamento, porque o resultado final é muito recompensador. Abraço mano e... why so serious?

Renato Alexandre disse...

Fantastico cara, meus parabens pela ótima pintura!

Isaac Braz disse...

Graaande Filipe! Cê tá sumido mesmo, meu camarada. Muito trabalho ou muita farra? ....ou as duas coisas? :D

Pois é, cara, eu também tenho uma preguiça danada pra essas coisas mas tento forçar mesmo assim. Vale mesmo a pena!

Abração, irmão. Bacana a tua visita!

Isaac Braz disse...

Fala Renato, beleza?

Valeu pelo comentário, cara. Foi bacana nós termos voltado a manter contato. Eu nem cheguei a terminar aquele curso.

Abração, mermão. Valeu pela visita. Tenho conferido os teus trampos, pelo teu blog também! FlwS!

Diego Novaes disse...

Filho, teu trabalho é simplesmente fenomenal!!!

Vou passar a vir mais aqui, tô meio sumidasso..kkk

Dá um pulo lá, tem charge nova!

Abraço!!!

Cris Mitsue disse...

Nossa, amei o coringa! Adoro desenho/cartuns/charges (faço os meus humildes no paint mesmo, sou pobre rs). Cheguei aqui fuxicando outros blogs e tô adorando! Bjsbjs

Isaac Braz disse...

Dieguito, sempre comparecendo...

Muito obrigado, meu irmão, é muito bom receber um elogio teu. Curto muito o teu trabalho também, cara, e sempre que posso, tô conferindo as atualizações do teu blog.

Pois é, Diego, eu também tô sumidão do mundo virrrtual! Tenho trabalhado um bocado, e tem sobrado pouco tempo pra tocar o blog. Tô levando na raça mesmo...Tem que ser, né cumpadi?

No mais...vamo que vamo. A gente não pode parar!

Isaac Braz disse...

Oh, Cris, que bacana que tu curtistes o blog! Valeu pela visita...e pelo comentário. É sempre bom conhecer gente nova!

Por falar nisso, já dei uma conferida no teu blog também, e achei muito Bacana. Teu humor é sensacional. Ótimas sacadas!

Já tô seguindo! AbraÇãO!

Jonas Santos disse...

parabens em, to seguindo!

Isaac Braz disse...

Oh, Jonas, valeu mesmo, meu chapa!

Vi que tu tens um blog também. Vou dar uma conferida nele!

Abração, cumpadi!

Anônimo disse...

Bicho!! muito massa!! gostei muito!! faço trampos bem parecidos com o seu..faço caricaturas na pintura a óleo o resultado final e sempre massa..fiz bastante caricaturas do rock..se quiser dar uma conferida no meu trampo.. acesse meu facebook .Rafael Carvalho Alves Cuiabá MT Valeu!!!!!!!!

Creative Commons License Obras licenciadas sob uma Licença Creative Commons.
Tecnologia do Blogger.